UNIDADE ESCOLAR: Jardim da Infância Prof. Terezinha Viggiano Mendes
ENDEREÇO: Rua Prof. Alcide Ramos Jubé
DIRETORA: Eliza de Melo Rocha Lima
NÍVEIS DE ENSINO: Educação Infantil
Nº DE ALUNOS: 363
TÍTULO DO SUBPROJETO:
“BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA”
TEMÁTICA:
Reconstrução da memória histórica através da pesquisa e vivência de brincadeiras, cantigas, dramatizações, etc., com a finalidade de reavivar nossas raízes culturais e desenvolver nos alunos habilidades e competências diante de contextualização histórica, socialização, criatividade, ludicidade, coordenação motora, etc., bem como para o desenvolvimento de atitudes saudáveis.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: A própria Unidade Escolar; 6ª Batalhão da Polícia Militar; Córrego Manuel Gomes; Quadra de Esportes do Colégio Estadual “Alcide Jubé”; Chácara “Moisés”; Chácara : "Costa Campos".
AÇÕES DESENVOLVIDAS:
Levantamento junto à comunidade de atividades lúdicas, lendas, cantigas, bailados para transmiti-los de forma vivenciada aos alunos, buscando reavivar por meio das brincadeiras e cantigas as raízes culturais.
Participação de algumas vovós dos alunos contando histórias, ensinando brincadeiras de seu tempo, que depois foram vivenciadas com os alunos;
Ao longo do desenvolvimento do projeto a Escola montou um “livreto”: Brincadeiras e Cantigas de Roda Rodas, brincadeiras, folguedos, parlendas e jogos infantis.
Produção Literária
Cantigas de roda
(desenhos escaneados)
Lagarta Pintada
Lagarta pintada,
quem foi que te pintou?
Foi uma velha feiticeira
que por aqui passou.
Tempo de areia,
fazia poeira.
Puxa, lagarta,
na ponta da orelha!
Desenvolvimento: roda fechada, todos cantam de mãos dadas, enquanto a roda gira. No final, cada um pega na ponta da orelha. A brincadeira termina quando não houver mais interesse.
O cravo e a rosa
O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
e a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
a rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio
e a rosa pôs-se a chorar.
Desenvolvimento: roda fechada. Uma menina e um menino no centro, dramatizando a música. Uma representa a rosa e o outro o cravo. No final, ambos escolhem outros parceiros. Pode-se fazer outros tipos de dramatização.
|