topo_esq.jpg
topo_dir.gif

A Secretaria Estadual da Educação, por meio da Superintendência de Desenvolvimento e Avaliação, apresenta os dados relativos ao Censo Escolar no período de 2000 a 2006. Esses dados constituem um instrumento fundamental para formulação, implementação e avaliação das políticas educacionais do Estado e dos municípios.

O Censo Escolar, realizado anualmente em todo o território nacional, é um levantamento de informações estatístico-educacionais sobre a Educação Básica. São coletadas informações sobre estabelecimentos, salas de aula, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar, para os níveis do ensino regular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), e para as modalidades Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, em todas as redes Federal, Estadual, Municipal e Particular.

Em Goiás, essa pesquisa é realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação, com a colaboração das secretarias municipais, em cada estabelecimento de ensino de todos os municípios do Estado, utilizando um questionário padronizado, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP.

Os dados aqui apresentados representam apenas um pequeno conjunto de informações, pois o Censo Escolar permite uma grande variedade de cruzamento de dados e diversos níveis de desagregação de informações.

Os dados do Censo são utilizados por órgãos governamentais, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral. Essa publicação permite, aos diversos órgãos e autoridades, o acesso a informações que, além de confiáveis, são padronizadas e comparáveis, possibilitando a definição de ações pedagógicas mais eficazes.

Nesse período percebem-se avanços, como a grande incorporação de alunos na segunda fase do ensino fundamental e no ensino médio, a diminuição da distorção idade-série, o aumento na taxa de aprovação no ensino fundamental e a conseqüente diminuição nas taxas de reprovação e abandono, e também a necessidade de continuar políticas, visando reduzir ainda mais a taxa de abandono no ensino fundamental nas redes estadual e municipal, e no ensino médio, em todas as redes.

baixo.gif