Página inicial SetaNotícias SetaSecretaria de Estado da Educação realiza mais uma edição da Avaliação Diagnóstica

08/10/2012

ENSINO E APRENDIZAGEM

Novidade é a inserção de exames de Ciências

Os estudantes da rede pública estadual matriculados em turmas de 5º a 9º ano do Ensino Fundamental e de 2ª (4º período) e 3ª séries (6º período) do Ensino Médio farão, nesta terça-feira (09/10), as provas da segunda Avaliação Diagnóstica deste ano. Além de serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, esses alunos, com exceção dos de 4º e de 8º ano, vão fazer pela primeira vez Avaliação Diagnóstica na disciplina de Ciências. Escolas municipais de 153 redes parceiras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também aplicarão os exames, a partir das matrizes das provas que serão disponibilizadas aos municípios.

Nas escolas da rede pública estadual, aproximadamente 293 mil estudantes serão avaliados, sendo 142 mil do Ensino Fundamental e 151 mil do Ensino Médio. Eles farão as provas no horário de aula, sem prejuízo das atividades pedagógicas, seguindo os mesmos descritores e conceitos utilizados na primeira etapa da Avaliação Diagnóstica do ano, realizada nos meses de fevereiro e abril. A avaliação do primeiro semestre, de acordo com o chefe do Núcleo de Orientação Pedagógica, Raph Gomes, serviu para mostrar os desafios e nortear o trabalho de reorientação pedagógica nas escolas.

“Mudamos estratégias e demos o suporte e a formação necessária aos professores e às escolas. Agora vamos verificar se o que foi ensinado - e a forma como foi ensinado - resultou no melhor aprendizado dos alunos”, afirmou. Essa edição da Avaliação Diagnóstica ainda permitirá compreender como está o ensino e o aprendizado de Ciências nas unidades educacionais goianas, possibilitando estabelecer as metas e definir intervenções também para essa área do conhecimento.

Instituído no ano passado, o programa começou avaliando os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, expandindo agora para a área de Ciências. Para a aplicação de mais esta Avaliação Diagnóstica, a Secretaria de Educação tem repassado às subsecretarias regionais o material necessário e orientado os tutores pedagógicos que têm atuação fundamental no processo de mobilização das escolas.

Mais informações nos telefones 3201-3250.