Página inicial SetaNotícias SetaAlunos recebem cartilha com orientações para acesso ao Ensino Superior

Alunos recebem cartilha com orientações para acesso ao Ensino Superior


13/06/2011

RUMO À UNIVERSIDADE

Alunos recebem cartilha com orientações para acesso ao Ensino Superior

Objetivo é propiciar aos estudantes da rede estadual mais oportunidades

A Secretaria de Estado da Educação enviou a todas as escolas da rede estadual, que possuem turmas de Ensino Médio, uma cartilha de orientação aos estudantes sobre como participar dos programas do governo e das instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

O objetivo é propiciar aos alunos da rede estadual a oportunidades de acesso à universidade por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), do programa Universidade para Todos (Prouni), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), da Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), entre outros.

Além de apresentar cada um dos programas dos governos que, nos últimos anos, têm ampliado o acesso ao Ensino Superior de estudantes egressos de escolas públicas, índios e negros, a cartilha detalha os projetos de algumas universidades criados com o mesmo objetivo.

Entre essas iniciativas, o UFG Inclui, que destina 10% das vagas para alunos de escolas públicas e 10% para estudantes negros; o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB); o Sistema de Avaliação Seriada (SAS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG); e a reserva de vagas para estudantes de escolas públicas no Instituto Federal de Tecnologia.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) na forma de uma prova de múltipla escolha num total de 180 questões objetivas mais redação. As universidades podem usar o Enem como fase única; com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); como primeira fase; combinado com o vestibular; ou para preenchimento das vagas que sobrarem do vestibular. As notas também podem ser usadas na certificação do Ensino Médio. As inscrições são feitas pelo endereço www.inep.gov.br.

Prouni
O Programa Universidade para Todos é feito em duas etapas e tem por objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de universidades particulares. Os estudantes que tenham feito o Ensino Médio total ou parcialmente na rede pública ou que tenha sido bolsista em instituição particular de ensino podem pleitear a bolsa na PUC-GO, Unip, Alfa, Unifan, Universo, Padrão e Uni-Anhanguera. Além de ter estudado na rede pública, o aluno deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio. As inscrições também podem ser realizadas pela internet.

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é um programa desenvolvido pelo MEC para selecionar candidatos a vagas em universidades públicas que usam a nota do Enem como única fase de seleção. O aluno é selecionado com base na nota do Enem. A Universidade Federal de Goiás participa do Sisu. Inscrições pela internet pelo site www.ufg.br.

Fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é outro programa do MEC destinado a financiar a graduação em universidades particulares. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o agente operador do programa que tem juros de 3,4% ao ano. O financiamento pode ser feito em qualquer período do curso, pelo site do Fies na página do MEC. Depois da inscrição, o aluno deve comprovar as informações apresentando a documentação exigida à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, na própria universidade onde estuda. Em seguida, o estudante deve procurar um dos bancos do sistema e assinar o contrato.

Bolsa Universitária
O programa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) atende alunos que não têm condições de pagar seus estudos. A Bolsa Universitária oferece R$250 mensais para complementar a mensalidade na instituição particular. Em contrapartida, o estudante presta serviço em instituição do governo ou em organismo não-governamental, com carga horária compatível com as atividades escolares.

 

Acesso Rápido