Página inicial SetaNotícias SetaEscolas estaduais recebem matrículas de novos alunos

Escolas estaduais recebem matrículas de novos alunos

10/12/2010

MATRÍCULAS 2011

Escolas estaduais recebem matrículas de novos alunos

Ano letivo de 2011 começa com a construção de 34 novas escolas

A Secretaria de Estado da Educação inicia nesta sexta-feira (10) o período de recebimento dos pedidos de vagas para novos alunos nas escolas da rede estadual. Estudantes vindos de outros estados ou das redes municipais, federal ou particular, que estão iniciando a vida escolar ou que desejam retomar os estudos devem fazer a solicitação pelo telefone 0800-645 6556 ou pela Internet, no site www.matricula.go.gov.br até o dia 30 deste mês. A renovação de matrículas dos alunos que já estão nas escolas estaduais é automática. O ano letivo de 2011 começará no dia 24 de janeiro. Como nos anos anteriores, a rede pública estadual, que tem hoje cerca de 600 mil estudantes, está preparada para atender a todos os que a procurarem.

Os interessados em solicitar uma vaga nas escolas estaduais devem fazer o cadastro fornecendo aos atendentes do Call Center o nome completo do aluno, nome completo da mãe, nome completo do responsável, data de nascimento, curso, ano e turno, telefone para contato e indicação de três opções de escolas estaduais de sua preferência. No pedido pela Internet, esses dados também são necessários. A confirmação da matrícula deverá ser feita pelo mesmo telefone ou site, no período de 7 a 14 de janeiro de 2011. A matrícula será efetivada na própria escola para a qual foi alocado o estudante que deverá apresentar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade (boletim, declaração de transferência ou histórico escolar).

A idade mínima para entrar nas escolas estaduais é de seis anos completos ou a ser completados na vigência do ano de 2011. A idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental é de 15 anos completos. Para a EJA do Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos. O estudante do ensino regular que queira ingressar na EJA terá que estar há pelo menos seis meses afastado da escola e ter a idade exigida para qualquer dos níveis de ensino. Quem quiser solicitar vagas para o período noturno terá que comprovar idade mínima de 14 anos.

O estudante que já está na rede estadual e quer mudar de escola terá até o dia 20 de dezembro para pedir Transferência por Interesse Próprio (TIP), na escola em que estuda, indicando três escolas de sua preferência. Depois, ele tem que confirmar a solicitação por meio do telefone 0800 645 6556 ou pelo site da matrícula. Para efetivar a matrícula, ele terá que comparecer na escola para a qual foi alocado e apresentar a documentação.

Escolas Novas – O ano letivo de 2011 começa com a construção de quatro novas escolas em Goiânia, mais 11 unidades licitadas e outras 19 já em construção em todo o Estado. Na capital as novas unidades serão erguidas onde hoje funcionam os colégios estaduais Nazir Safatle, Benedito Lucimar H. da Silva, João Bênnio e Ismael Silva, que terão suas instalações atuais demolidas para dar lugar aos canteiros de obras. Nenhuma dessas escolas será fechada. Elas vão funcionar temporariamente em prédios que estão sendo locados pela Secretaria da Educação nas proximidades das escolas, de forma a não gerar transtornos para os estudantes. De acordo com a secretária da Educação, Milca Severino, tudo está sendo planejado para que os estudantes não sejam prejudicados pelo remanejamento. “Estamos buscando a melhor solução em cada um dos casos”, garante.

Atualmente, a rede estadual possui 1.095 escolas, das quais 120 funcionam em tempo integral. Nos últimos quatro anos, mais da metade das escolas da rede pública estadual passou por reformas. Sete novas escolas foram construídas. Em Goiânia, além das quatro escolas cujas obras de construção serão iniciadas imediatamente, outras duas novas escolas nos bairros Centerville e Mansões Paraíso estão sendo construídas neste momento. Ainda em Goiânia, outras três novas escolas já foram licitadas para os setores Conjunto Primavera, Bairro da Vitória e para o Bairro Floresta onde as instalações do C. E. Jaime Câmara serão substituídas por uma escola padrão Século 21.

No interior do Estado, já foram iniciadas as obras de construção de mais 17 novas escolas. Três em Aparecida de Goiânia, duas em Águas Lindas e uma em cada um dos municípios de Anápolis, Baliza, Caldas Novas, Goianira, Guapó, Jussara, Montes Claros, Nova Iguaçu, Novo Gama, Rio Verde, São Domingos e Paraúna. Outras 8 novas unidades escolares já foram licitadas, sendo duas em Rio Verde e uma em cada uma das cidades de Aruanã, Planaltina de Goiás, Itapuranga, Americano do Brasil, Pirenópolis e Mineiros.

Ao todo, serão 34 novas escolas no padrão Século 21. Os recursos investidos são da ordem de R$ 82 milhões de reais.